
Apontamento historico
A utilização de exercícios de força é milenar. Desde a China a antiga Grécia passando pelo Egito, podemos verificar em gravuras a génese da cultura fisica, de salientar o atleta olímpico Milos de Cróton, registros que acreditamos serem a génese da desportivização.
No final do século XIX o Culturismo, juntamente com o Halterofilismo, tinham competições conjuntas no qual eram apresentados “os homens mais fortes do mundo”. Louis Attila, Eugen Sandow e Edmund Desbonnet foram alguns dos nomes responsáveis pelo crescimento da modalidade e pela sua implementação na universal.
A primeira grande competição registada foi em 1901 no Albert Hall em Londres onde nomes sonantes da sociedade como Sir Arthur Conan Doyle e Eugen Sandow foram juízes.
A Federação Internacional de Culturismo e Fitness (IFBB) foi fundada em 1946 pelos irmãos Ben e Joe Weider afilia Federações Nacionais de 202 países é membro da SportAccord (antiga GAISF) e da International World Games Association (IWGA).
É reconhecida pelo Conselho Olímpico da Ásia (OCA) e Associação Pan-Americana de Federações Desportivas (ACODEPA) e mais de 90 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs); além de ser membro da Agência Mundial Antidopagem, que reconheceu a IFBB como a única autoridade em Culturismo e Fitness, cujo programa antidopagem está em total conformidade com o Código da WADA.
A IFBB também é afiliada com o Conselho Internacional de Ciências de Desporto e Educação Física (ICSSPE), o Comitê de Coubertin Internacional Pierre e do Conselho Internacional do treinador Educação (ICCE).
A modalidade de Culturismo o Powerlifting e todas as suas disciplinas já foram reconhecidas como Federação de utilidade publica desportiva nos anos de 1993 a 1999 pela Federação Portuguesa de Cultura Física.