No Culturismo, os atletas devem treinar para desenvolver todos os grupos musculares, a fim de obter o máximo volume muscular, mas de forma equilibrada e harmoniosa.
Não tendo “pontos fracos”, nem músculos subdesenvolvidos ou desproporcionalmente maiores. Aqueles que conseguirem demonstrar maior riqueza em detalhes musculares, receberão as maiores pontuações nas competições. Outra questão fundamental a ser avaliada é a linha, ou seja, a visão geral do físico, que deve ser construído de forma proporcional e simétrica. O nível de gordura corporal deve ser o mais baixo possível, assim como, a percentagem de água subcutânea, para poder demonstrar toda a qualidade dos músculos: densidade, separação e definição muscular.
Estas qualidades são exibidas nas rondas de avaliação do físico, quando todos os atletas concorrentes executam as poses obrigatórias, durante as comparações, em grupos de 3 a 5 atletas, conforme orientação dos juízes.
ELIMINATÓRIA – No caso da categoria ter mais de 15 atletas inscritos, será realizada uma eliminatória onde os juízes escolherão os 15 melhores atletas, sem dar classificação.
As poses obrigatórias são: duplo bícep frente, expansão dorsal de frente, peito de lado, duplo bícep de costas, expansão dorsal de costas, tríceps de lado e abdominais e pernas.
RONDA 1 – Serão selecionados os 6 melhores atletas, avaliados com classificação.
As poses obrigatórias são: duplo bícep frente, expansão dorsal de frente, peito de lado, duplo bícep de costas, expansão dorsal de costas, tríceps de lado e abdominais e pernas.
RONDA 2 – Os 6 melhores atletas, classificados anteriormente, terão uma nova avaliação. O painel de juízes poderá sofrer alterações e as classificações antigas serão descartadas.
As poses obrigatórias são solicitadas.
COREOGRAFIA – Após terminar a Ronda 2, os atletas têm 60 segundo para realizarem uma apresentação coreográfica.
Culturismo Sénior ( atletas separados pelo seu peso)
. Até 70 kg
. Até 75 kg;
.Até 80 kg;
.Até 85 kg;
.Até 90 kg;
.Até 95 kg;
.Até 100 kg;
.Acima de 100 kg.
Culturismo Júnior
Idade inferior a 23 anos, feitos no ano da competição. As categorias dependerão do número de atletas.
Culturismo Master
Idade superior a 40 anos, feitos no ano da competição: Open.
Idade superior a 50 anos, feitos no ano da competição: Open.
O apuramento das classificações será realizado da seguinte maneira:
. Classificação da eliminatória descartada;
. Classificação do físico multiplicada por 2;
. Classificação da coreografia multiplicada por 1;
. Total das classificações do atleta: classificação do físico + classificação da coreografia;
. O atleta vencedor é aquele que tiver menor classificação.
Anomalias:
Ginecomastia, deformidade muscular e assimetria severa levará à perda de pontos. Na melhor das hipóteses, até ao top 5 poderá haver atletas com ginecomastia. Se houver algum juiz a dar 3º lugar a um atleta com este problema, esse deverá ser punido.
Tatuagens e Pintura:
As tatuagens não são proibidas, porém se a tatuagem impedir uma boa visualização da sua condição física o atleta em caso de comparação muito próxima estará em desvantagem competitiva . As tintas permitidas em qualquer competição IFBB devem ser aquosas e não devem manchar ou escorrer. Caso contrário, o atleta poderá ser desclassificado.
POSES DE CULTIRISMO :